Sugestões de obras literárias


 

Os 4 livros que não saem da minha cabeça


Livros, livros e mais livros. São tantos títulos, tantos autores e tantas as lembranças que guardamosde cada um deles. Essa é a grande propriedade da literatura, envolver-nos de tal forma que passa a fazer parte da nossa vida e até a influenciar nosso comportamento.
Lendo o post do Gean, que deu continuidade ao meme sobre “Os livros que estão presentes em sua vida”, passou um filme na minha memória que me remeteu a mundos distantes e distintos, alguns obscuros e outros claros como a neve.
Não nego e sequer escondo que minha personalidade varia muito conforme o livro que estou lendo e de certa forma, até sinto orgulho por isso, por conseguir absorver de tal forma a conteúdo de uma obra.
Ainda assim, é impossível dizer que não há aqueles que sempre vão ser lembrados em primeiro plano, os que marcaram realmente épocas de nossas vidas ou que simplesmente nos acompanharam pelas ruas desertas em dias chuvosos.
Passada essa nostálgica introdução, apresento os quatro livros que marcaram, de alguma forma, a vida literária deste que vos fala:
Ria! Mas ria muito como eu também estou rindo! Este livro, acreditem se quiserem, foi o primeiro que li! Daquela coleção infantil em que o livro tinha a forma de algum dos personagens da história. O meu tinha o formato de um gato (Téo), que com seu amigo Rato, saiu pela floresta procurando cogumelos, pois queria fazer uma sopa. Lembro que decorei o livro inteiro e foi com ele que tentei, pela primeira vez, enganar minha professora da 1ª série, copiando-o na íntegra em um trabalho onde deveríamos escrever uma história própria.
Um livro de nível infanto-juvenil que foi o grande responsável pela minha educação em relação às drogas. Ele conta a história de um jovem rico e com todas as regalias que o dinheiro proporciona, mas que acaba caindo no mundo das drogas e do crime. Não consigo lembrar do final, mas sei que o li na 4ª série, para um trabalho de Língua Portuguesa.
O Mundo de Sofia O Mundo de Sofia Compare preços e economize dinheiro
Esse livro representou um marco na minha vida de adolescente. Eu o li exatamente no momento em que me questionava sobre tudo e todos que estavam ao meu redor. Foi através dele que conheci a história da filosofia, seus principais pensadores e construí a base de meu modo de pensar sobre o mundo.
codigo_da_vinci.jpgO Código da Vinci Compare preços e economize dinheiro
Tudo bem, eu sei que muitos vão me criticar por isso. O Código da Vinci foi o livro que confirmou diversas de minhas teorias sobre a religião e a Igreja como um todo. Independentemente de alguns fatos serem reais ou não, eu acredito que o ser humano simplesmente merece mais respeito dessas instituições que se dizem “espirituais”.





 

Livros que vão pôr minhocas na sua cabeça